...até Mafra

26 de abril de 2009

Já passou

Com o stress todo nem me lembrei que não tinha umas chuteiras para utilizar. Acabei por ter de procurar pela única SportZone que abrisse às 9h para lá ir comprar umas antes do jogo. Mais €64.50 a voar por umas Nike Total90 pretas e vermelhas, todas panisgas, mas as outras opções eram branco, prateado e verde fluorescente.

Quanto à minha actuação, o mais complicado ainda foi a identificação dos jogadores antes do início da partida. Os maganos do Casa Pia puseram o número 12 a titular e o 1 no banco, o que me fez alguma confusão na hora de chamar pelos números.

Fica a registar o meu primeiro (e único) fora-de-jogo, tirado à equipa do Atlético. Graças a Deus ambas as equipas jogaram com um líbero, o que me facilitou e muito a tarefa.
O resto foi só assinalar pontapés-de-canto, pontapés-de-baliza e lançamentos-laterais.

Logo no meu primeiro jogo tive o "prazer" de observar um sururu, com 1 jogador expulso para cada lado e ainda uma grande-penalidade e um frangalhaço à la David James do mesmo guarda-redes (acontece aos melhores).

Mas se tecnicamente o jogo foi fácil, em termos psicológicos nem tanto, que o público não facilita nada. Não sabem as leis e depois um gajo é que tem de gramar com eles que se lixa.

Para o caso de alguém passar por aqui que tenha visto o jogo, queria só explicar que:
  1. Nos pontapés-de-baliza (e pontapés-de-canto e lançamentos-laterais) não há fora de jogo.
  2. Quando o jogador está atrás da linha da bola não há fora de jogo.
  3. O jogador só está fora-de-jogo quando interfere na jogada, influencia um adversário ou toma vantagem da posição.
  4. O lançamento-lateral pode ser efectuado tendo apenas o bico da bota em contacto com a relva.
  5. "Empurrar" com os punhos cerrados ao pé do pescoço também é uma agressão.
Foi à conta de muita gente não ter conhecimento destas 5 situações que passei o jogo a ouvir comentários originais como:
  • "A tua mãe tem vergonha de ti!"
  • "A tua mãe nunca mais te vem ver!"
  • "Passaste no curso na passagem de nível do Cacém!"
  • "Saiu-te o curso na farinha 33!" (Farinha 33... esta é nova)
  • "É por isto que vocês não saem destas divisões!" (Calma, ainda agora cá cheguei)
Entre outros mais grosseiros e tradicionais como filho não sei de quem e homossexual do genital masculino (por outras palavras).

Resta agradecer ao meu padrinho de baptismo João Rodrigues (as amêndoas estão prometidas) e ao colega e quase vizinho Fábio Santos pelo apoio que me deram nesta minha estreia. E já agora também ao meu mentor Luis Sousa.

1 comentário: